domingo, 1 de dezembro de 2013

Somos os mesmos e ao mesmo tempo diferentes...





Esquecendo os aspectos biológicos inerentes ao seu significado, a palavra evolução indica um movimento progressivo, uma perspectiva de modificação ao longo do tempo. E assim estamos, ao menos, a maior parte de nós.  Há ainda aqueles resistentes (e tolos), que acreditam que ninguém se modifica ou mesmo os que erroneamente se negam a buscar o crescimento.

Quando falo em mudança, não me refiro ao acúmulo de conhecimento, que notadamente nos torna mais inteligentes, mas à somatória de vivências, ao encontro e a troca de experiências com aqueles com os quais convivemos, aos estímulos que recebemos do meio ou dos lugares que conhecemos. Esses múltiplos fatores nos moldam durante toda a nossa existência e dão sentido a ela.

Mas, afinal, há algo imutável? Sim. Carregamos as características da nossa personalidade, que não são maleáveis, e dificilmente abandonamos os nossos princípios mais arraigados, embora novos valores sejam adquiridos, desde que não sejam conflitantes com nossas crenças. Chamo essa combinação de elementos (personalidade + princípios) de essência. É ela que nos diferencia em meio a um grupo de tantos outros. Ela é que se adapta às transformações, conservando a nossa identidade.

Assim, somos os mesmos e ao mesmo tempo diferentes...