
Uma coisa que agrada às mulheres, suponho, é o fato de ser uma comida saudável; é leve e constitui uma perfeita combinação entre proteínas e carboidratos, um dos possíveis motivos relacionados à longevidade do povo japonês. Nunca saí de um restaurante de comida japonesa com a consciência pesada devido às calorias ingeridas. É claro que elas existem... Até um alface tem! Mas não costumo comer frituras como o tempura (legumes ou camarões fritos com massinha) e controlo a quantidade de sushis com cream cheese que saboreio.
Na cidade onde morava, havia várias opções. Ótimos restaurantes e a um preço convidativo se compararmos com o que se cobra no Rio. Aqui, para se comer um delicioso peixe cru, você tem que desembolsar uma graninha (não sai por menos de 48 reais por pessoa...) e geralmente os melhores restaurantes oferecem rodízio ou funcionam no sistema all-can-you-eat (buffet). Passei algum tempo numa crise de abstinência semi-total, pois beliscava um sashimi aqui, outro ali, nos restaurantes de comida à quilo, até que descobrimos, por intermédio de uma amiga, um restaurante "manêro" (parafraseando os cariocas) o que me deixou feliz da vida. Foi um verdadeiro achado! Já fui a outros, mas esse, sem dúvida, ganha sempre no quesito "custo-benefício".
Bem, para algum navegador da web que tenha aportado por aqui, que também adore comida japonesa e que more no Rio, dou uma dica: restaurante Nik Sushi, em Ipanema. Lugar muito simpático, ambiente agradável, comida de primeira e bom atendimento. Até o molho shoyo parece ter algo especial! Os pratos são deliciosos. Eles trabalham com rodízio, buffet e à la carte. Água na boca? Aff... O restaurante funciona há quatro anos, mas só o conheci em 2008. Dá para se perceber que tudo é feito com muito cuidado, desde a seleção dos produtos, até seu preparo e apresentação.
Sugiro que não deixem de provar o salmão Ipanema (com molho teryiaki e farinha de amendoim) e o tartare de atum temperado, além dos tradicionais sushis, sashimis e temakis da casa. Vale lembrar que não sou assessora de imprensa do estabelecimento, muito menos uma expert em culinária, apesar de me arriscar no fogão ;) O post foi apenas uma dica para quem é viciado no trio peixe, arroz e algas como eu =)
Vá lá:
Nik Sushi: Rua Garcia D’Ávila, 83 - Ipanema
(Fotos: Site Nik Sushi. Montagem: Eu)